O Sistema Códigos de Cura

 

A doença física ou mental é consequência de memórias de imagens destrutivas, crenças erradas e emoções negativas. Tais imagens, crenças e emoções são criadas em resultado de experiências da nossa vida, que ficam registadas nas células do organismo sob a forma de stress fisiológico. Portanto, a memória de expriências traumáticas, por exemplo, não é algo que esteja limitado à zona do cérebro responsável pela memória. A memória dessas experiências fica igualmente registada nas células - memórias celular

 

Por isso, o stress fisiológico tem um significado diferente do termo stress usado na linguagem quotidiana, embora esteja com ele relacionado. O stress fisiológico é algo que se manifesta nas células do nosso organismo, sob a forma de padrões não saudáveis de energia e por isso geram doença. 

  

Por exemplo, uma criança que tenha sido maltratada pelos seus pais regista nas suas células imagens negativas de maus-tratos, o que por sua vez pode gerar diversas crenças erradas acerca de si: que não é merecedora a de amor, que é incapaz de amar, que é rejeitada por toda a gente, etc. E a partir daí podem gerar-se emoções negativas como raiva, incapacidade de perdoar, ressentimento, ciúme, agressividade, desconfiança, sentimento de sem valor… Essa pessoa fica susceptível a desenvolver várias doenças físicas e mentais devido à natureza do stress que se gerou nas suas células.

 

A cura passa por instilar na pessoa energia espiritual e emocional que seja capaz de alterar os padrões energéticos celulares negativos, removendo e dissolvendo a carga emocional negativa gravada nas células. Isso é equivalente a remover o stress celular, substituindo a energia negativa, causadora da doença, pela energia positiva reparadora do sistema neuro-imunológico. Trata-se de uma intervenção  na pessoa, como um todo, a um nível muito profundo, e então as crenças erradas são substituídas por ideias verdadeiras e as emoções negativas são substituídas por emoções positivas.

 

No exemplo da criança maltratada, acima referido, a pessoa passa a acreditar na verdade acerca de si, e a viver de acordo com essa verdade: que é merecedora de amor, que é capaz de amar, que pode conquistar a aceitação e a consideração dos outros (a rejeição que possa existir, tem a sua origem na crença interior de que ser desprezado(a) é o seu destino).  As emoções negativas são substituídas por emoções positivas: a raiva dá lugar à compaixão, a incapacidade de perdoar dá lugar ao perdão, a agressividade dá lugar à cordialidade, a rigidez defensiva dá lugar à confiança e à abertura aos outros, etc.  A pessoa transforma-se em muitos aspectos da sua vida e assim o seu organismo readquire a sua capacidade natural de se auto-regenerar. Porque as células do seu corpo deixam de estar no seu estado defensivo (fight or flight), que gera doença, para passar ao estado expansivo (growth) que promove a saúde e a cura.

 

São 12 as áreas em que os Códigos de Cura trabalham a nível espiritual e emocional: 12 categorias. Três categorias são consideradas obstáculos ao processo de cura e 9 categorias constituem o sistema de cura. As nove categorias do sistema de cura correlacionam-se com nove sistemas do organismo.

 

Categorias obstáculo ao processo de cura

 

 

1. A ausência de perdão (desejo de punir quem nos magoou)

 

 

2. Comportamentos prejudiciais (desejos e comportamentos de substituição de aspectos espirituais/emocionais que não estão bem em nós)

 

 

3. Crenças não saudáveis (ideias erradas, falsas, sobre nós)

 

 

As categorias do sistema de cura e os sistemas do organismo correspondentes

 

 

4. Amor……………………………………………………………………….Sistema endócrino

 

 

5. Alegria…………………………………………………………………….Pele e revestimento do corpo

 

 

6. Paz………………………………………………………………………….Sistema gastrointestinal

 

 

7. Paciência………………………………………………………………….Sistema imunológico

 

 

8. Amabilidade……………………………………………………………..Sistema nervoso central

 

 

9. Bondade…………………………………………………………………..Sistema respiratório

 

 

10. Confiança/Fé……………………………………………………………Sistema reprod./sexual e tracto urinário

 

 

11. Humildade……………………………………………………………....Sistema circulatório

 

 

12. Autocontrolo e equilíbrio pessoal………………………………..Sistema músculo-esquelético

 

Os Códigos de Cura começaram por focar-se em doenças do foro mental e espiritual. Todavia, veio a comprovar-se idêntica eficácia na promoção do bom funcionamento do organismo e no tratamento de doenças orgânicas. Os sintomas de mau funcionamento ou doença de um órgão ou parte do organismo indiciam as dimensões espirituais/emocionais que carecem de intervenção. A partir das dimensões espirituais/emocionais identificadas o paciente é ajudado a identificar e reconhecer as imagens de experiências passadas, causadoras de stress celular, que estarão na origem da doença. Desenvolve-se então o processo de eliminação do stress celular no organismo e a consequente auto-regeneração do corpo. 

 
Fonte:
 

Loyd, A.; & Jhonson, B. (2011). The Healing Code. London: Hodder & Stoughton.